Gilberto Anjos indicado como candidato do PS às legislativas por Braga
- Ruben Silva
- 28 de mar.
- 3 min de leitura
Comissão Política da Póvoa de Lanhoso aprova nome por unanimidade e aclamação.

Póvoa de Lanhoso, 26 de março de 2025
A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista da Póvoa de Lanhoso formalizou ontem a indicação de Gilberto Anjos para integrar as listas de candidatos a deputado à Assembleia da República nas próximas eleições legislativas de 18 de maio. A decisão foi tomada por unanimidade e aclamação, em reunião da estrutura local do Partido.
Em declarações após a confirmação da sua candidatura, Gilberto Anjos expressou o orgulho e a responsabilidade que sente ao aceitar, mais uma vez, este desafio político.
“Foi com enorme honra e sentido de responsabilidade que aceitei, mais uma vez, o desafio de representar a Póvoa de Lanhoso nas listas do Partido Socialista às próximas eleições legislativas de 18 de maio. Agradeço profundamente à Comissão Política e à Concelhia da Póvoa de Lanhoso, que me sufragaram por unanimidade, reafirmando a sua confiança no meu trabalho e no meu compromisso com a nossa terra e com os valores do Partido Socialista. Pretendo continuar a dar voz às causas que importam ao nosso concelho e à nossa região.”
Gilberto Anjos abordou também o contexto político que levou à realização destas eleições antecipadas, apontando responsabilidades à Aliança Democrática (AD):
“Chegámos a estas eleições de forma indesejada, consequência de uma crise política que o país não procurou. A verdade é que a AD tudo fez para provocar este desfecho. Ao contrário, o Partido Socialista foi o único partido que, desde o início desta legislatura, agiu com responsabilidade. Espero que os portugueses saibam reconhecer esta postura séria, responsável e construtiva que sempre nos guiou.”
O candidato socialista mostrou-se determinado a dar continuidade ao trabalho que vinha desenvolvendo na Assembleia da República antes da dissolução do Parlamento.
“Sinto que o trabalho que iniciei na Assembleia da República foi abruptamente interrompido. Tenho a firme esperança de que, com uma nova maioria liderada pelo Partido Socialista, possa dar continuidade e concluir esse trabalho. Tenho a motivação renovada para continuar a servir os interesses do nosso concelho, do distrito e do país com dedicação, proximidade e seriedade.”
Com esta nomeação, Gilberto Anjos reforça a sua posição como uma das figuras de destaque do Partido Socialista na região, entrando na corrida eleitoral com o objetivo de representar os interesses da Póvoa de Lanhoso e contribuir para o projeto político do Partido Socialista a nível nacional.
Gilberto Anjos é coordenador dos deputados do Partido Socialista eleitos pelo Distrito de Braga na atual legislatura. Teve um papel de destaque em várias áreas dentro das comissões parlamentares em que integrou, com especial enfoque nos temas da parentalidade, da proteção e prevenção sísmica e na luta pelos direitos dos professores portugueses no estrangeiro. Foi ainda voz ativa na defesa da requalificação da Escola Secundária da Amares e participou diretamente no processo legislativo que culminou na elevação da freguesia de Palmeira à categoria de vila. Íntegra ainda a comissão parlamentar de inquérito a gestão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Sobre o candidato
Gilberto António Sousa dos Anjos nasceu a 06 de dezembro de 1981, em França, filho de país emigrantes portugueses.
Licenciado em administração pública pela Universidade do Minho, foi formador em contabilidade pública entre 2007 e 2008 e gestor de empresas no ramo imobiliário entre 2007 e 2022.
Deputado eleito à Assembleia da República na XV e XVI legislaturas pelo círculo de Braga, é o coordenador dos deputados eleitos pelo distrito é também presidente da comissão política concelhia do Partido socialista da Póvoa de Lanhoso.
Integrou como membro efetivo a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e a Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão. Foi l ainda membro suplente da Comissão de Poder Local e Coesão Territorial.
Foi dirigente associativo durante a sua licenciatura na Associação Académica da Universidade do Minho e no Centro de Estudos em Administração Publica.
É Presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas e Moure, na Póvoa do Lanhoso, desde 2013, função que já tinha desempenhado, de 2009 a 2013, como Presidente da Junta de Freguesia de Moure. É ainda Vice-Presidente da bancada do PS na Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso.